Conheça o Projeto elaborado pelas Professoras de Língua Portuguesa, Redação e Literatura, em conjunto com a direção pedagógica:

Todos nós estamos bastante acostumados a ouvir (e até repetimos outras tantas vezes) que a leitura amplia nosso conhecimento. E isso é uma verdade! Basta compararmos os dados de leitura dos cidadãos europeus (em média 7,0 livros por ano) ou norte-americanos (em média 5,1 livros por ano) com nosso próprio desempenho em leitura (em média 1,8 livros por ano) e percebemos um bom motivo para determinar a leitura como alavanca de desenvolvimento sócio-econômico.

Como, então, alterarmos essa situação? A saída se mostra ao passarmos da fala à ação. E o Curso e Colégio Ideologia elaborou um plano de ação (o qual acreditamos) propiciará uma mudança de hábitos em nossos alunos. Nosso projeto tem um alcance de Jardim, através da Hora do Conto, ao Terceirão, com a leitura e apresentação das obras selecionadas para o Vestibular da UFSC. Vejamos especificamente o que oferecemos para cada ciclo:

- Jardim: Hora do Conto – evento em que a professora seleciona uma história interativa que estimula a criança ouvinte a vivenciar a aventura relatada;

- Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano): Hora do Conto e Leitura em Sala– proposta esta que desloca livros de sala em sala oferecendo títulos para o prazer da garotada;

- Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano): Biblioteca em Sala – projeto que contou com empréstimo de um título de cada aluno, trazido à sala, para troca entre os colegas. Novamente aqui, o importante é ler e se divertir com o que está lendo. Leitura Conduzida – essa leitura se faz importante, pois seleciona aspectos favoráveis para a formação social e intelectual da turma. Nesse momento, o prazer de ler divide espaço com o aprender a ler, visto que a condução das professoras visa ao aprimoramento das capacidades interpretativas e reflexivas, necessárias aos alunos. E, ao contrário do que pensamos, essas são habilidades treináveis naqueles alunos os quais não a apresentam espontaneamente.
Vitrina Literária - corresponde a um acervo de livros de literatura expostos no Colégio, disponíveis para leitura a qualquer momento. Com o controle e incentivo da professora responsável, o aluno tem literatura disponível para o ano todo.

- Ensino Médio (1ª e 2ª séries): Indicação de livros a partir de uma seleção que leva em conta as preferências dos alunos e a fundamentação literária. Tal leitura gera seminários preparados pela equipe leitora com intuito de apontar aspectos positivos e relevantes da obra, bem como sua contextualização histórica.

- Ensino Médio (3ª série): Essa turma tem como compromissos específicos duas vertentes: a leitura de periódicos a qual implica aquisição de informação sobre atualidades (um processo importantíssimo a boa redação); e a leitura das obras indicadas ao Vestibular da UFSC. Esses livros geram questões das provas de Gramática, Redação e Áreas Transversais (Geografia, História, Biologia, etc). A preparação para essa etapa inicia-se com a leitura, seguida de seminários e debates com profissionais das áreas anteriormente citadas.

Como se pode ver, o alcance desses projetos afeta hábitos, aprimora habilidades e combate limitações ligadas aos processos de leitura, interpretação e escrita.

Você, pai, você, mãe, também entra nessa estratégia. Cada vez que vocês adquirem um livro, cada vez que vocês lêem próximos a eles, estarão oferecendo uma contribuição necessária e bem-vinda ao nosso trabalho.
Por tudo isso, somo-lhes muito agradecidos.

Professoras e Direção.

Vitrina Literária: