No ano de 1991, mais precisamente no dia 17 de outubro, é criado oficialmente o Colégio Dó Ré Mi no município de Santo Amaro da Imperatriz. Em 10 de fevereiro do ano seguinte, a primeira turma de educação infantil inicia seus estudos na escola. As crianças daquela época, hoje já formadas nas principais universidades catarinenses, iniciaram esta história de sucesso, onde dedicação e profissionalismo foram sempre ingredientes fundamentais.

A cada ano, o Colégio Dó Re Mi buscava mais aperfeiçoar o caráter pedagógico, sem no entanto perder a característica familiar da escola onde cada aluno é individualmente reconhecido e a segurança e qualidade na formação estão entre as prioridades.
No ano de 2004, o Colégio Dó Ré Mi expande suas atividades, oferecendo o Ensino Médio, e trazendo um grande projeto de preparação agora não só para a vida, mas também para o ingresso nas universidades. Já na primeira turma formada no Terceirão (modalidade onde em um ano se reforça todo o ensino dos 3 anos do ensino médio), a escola obteve um alto índice de aprovação nos vestibulares.
A ação social sempre foi uma marca da escola e por diversas vezes, tivemos o prazer de ajudar pessoas carentes com doações de alimentos, livros, roupas, etc. Nesses eventos, nossos alunos serviram de exemplo e foram destaque nos jornais locais.

A escola sempre buscando a evolução, vai mudando aos poucos, acompanhando os novos rumos da educação. Desta forma, no ano de 2006, tem-se a idéia de inovar o nome da escola, trazendo um nome que representasse o perfil de nossos alunos e a característica de nosso ensino. Surge o nome: Curso e Colégio Ideologia. O tema escolhido foi trabalhado e aprovado pelos alunos que passam a conhecer mais este projeto, voltado para uma formação completa e pautada na cidadania.

Em 2009 a escola inova mais uma vez lançando uma nova coleção de uniformes para o ensino médio, juntamente com a inauguração de novas salas com mobiliário e quadros especiais. Novas salas foram lançadas em mais um pavimento construído.
A escola investe maciçamente na sua equipe de profissionais e oferece uma estrutura que conta com o que há de melhor em educação, tudo isso associado a uma perspectiva moderna, onde a junção entre a inovação e o tradicional é determinada pelas necessidades pedagógicas.
Em 2010 mais projetos e investimentos passam a fazer parte da rotina da escola que comemora seus 19 anos.

No ano de 2011, toda a escola foi climatizada oferecendo ainda mais conforto aos alunos, que fazem parte da história dos então 20 anos da escola. As salas de aula ainda receberam televisores, e internet sem fio que passou a cobrir toda extensão do Colégio.

Em 2013 uma pesquisa de mercado mostrou a importância de se atualizar a marca "Curso e Colégio Ideologia". A ideia era criar uma nova marca com os mesmos valores. A marca foi desenvolvida pelo designer gráfico Daniel Leffa Allebrand, formado pela UFSC, o qual foi aluno do Colégio desde a educação infantil.

2014 foi mais um ano de muitas reformas e ampliações. Foi inaugurada a quadra de grama sintética, brinquedoteca, bicicletário e praça de alimentação.
Ainda nesse ano, o Colégio foi homenageado pelo Sistema de Ensino Positivo, em cerimônia realizada na cidade de Curitiba, pelos 20 anos de parceria.

A partir de 2015 o Colégio passou a oferecer o ensino em período integral com horário extendido e uma série de atividades em contra-turno. Novas salas de aula foram inauguradas.
O Curso e Colégio Ideologia se orgulha de poder atender não só Santo Amaro da Imperatriz, mas toda região que a cerca, e por figurar entre as melhores escolas da grande Florianópolis. É sabendo que esta posição foi conquistada ao longo de 24 anos de muito trabalho e dedicação que se cria uma expectativa de uma sequência ainda mais vitoriosa.
Depoimentos: